Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2006

Braquiterapia

12 de Dezembro, 2006
Ontem tive a primeira sessão de braquiterapia. Estava um pouco nervosa e claro que custou um bocadinho – e psicologicamente confesso que me custa ainda mais, pois os assistentes da minha médica eram rapazes e sinto a minha intimidade ainda mais invadida, não sei explicar melhor do que isto. Sei que para eles é o prato do dia, mas eu sou muito piquinhas e só me apetecia chorar naquele momento, mas já passou. Foram super queridos comigo e isso ajudou. Estive cerca de meia hora lá dentro, devido a todos os preparativos, mas o período da sessão de irradiação durou apenas 7 ou 8 minutos. Vim bem para casa e o único desconforto era depois quando urinava, conforme me tinham avisado. Hoje já estou bem.
 
Hoje fiz a 9ª sessão de radio e tive uma boa notícia. Antes do tratamento, tive consulta com o meu médico porque ele queria saber como estou a reagir. Falei-lhe nos enjoos e no facto de ter vomitado tantas vezes e ele disse que era normalíssimo porque o tratamento abrange ‘um campo brutal’. Mostrou-me uma radiografia para eu ver as áreas marcadas e apanha o tórax, região abdominal e pélvica. A boa notícia é que só será assim até às 17ª sessão. A partir da 18ª só vão irradiar na região pélvica. Fiquei tão contente! São só mais 8 e depois é provável que deixe de enjoar, porque o estômago deixa de ser abrangido. Já não falta tudo J
 
Lara, amanhã só tenho tratamento às 20h40, como de costume, mas vou ter-te no meu pensamento. Espero que corra tudo bem no teu primeiro contacto com a clínica e na tua consulta. Já te devem pôr as tatuagenzinhas amanhã, vais ficar ainda mais gira!
 
Um beijo muito grande para todos os que me acompanham e que me têm apoiado com tanto ânimo e com a partilha de experiências que tanto ajuda nestas alturas.
publicado por carla às 00:21
link do post | comentar | favorito
22 comentários:
De Ana a 13 de Dezembro de 2006 às 02:30
Manita linda,
Fiquei tão contente com essas boas notícias! Quer dizer que ainda antes do ano novo vais estar a fazer radiações apenas na zona pélvica :) isso são realmente boas notícias, para além de tudo o mais que elas implicam :)) Estou desejosa de te dar um abraço enorme (daqueles!). Saudades tuas! Um beijo enooorme para ti!
(já sabíamos que a sessão de braqui ia ser chatinha, mas realmente ter dois homens como assistentes causa algum desconforto. mas não penses muito nisso, mana linda... pensa é que só faltam duas e que é para teu bem :]] ) Beijinhos doces!
De Carla a 14 de Dezembro de 2006 às 01:47
Manita linda, parece que os piores dias já são passado :)) Espero que sim! Obrigada... :)) Beijos azuis - muitos! :)
De (M)Ana a 15 de Dezembro de 2006 às 17:19
Manita linda, à medida que vais brandindo a tua espada para desbravar as silvas desse caminho, parte dessas silvas têm vindo a transformar-se em rosas para tu passares :)) (retirei esta imagem de um livro que tinha da Bela Adormecida, em que o príncipe encantado, à medida que ia percorrendo o caminho para salvar a princesa, as silvas à sua passagem transformavam-se em rosas). Beijo enoooorme!-))******* (dedinhos de queijo....;-) )
De Manuela a 13 de Dezembro de 2006 às 08:48
Só tenho uma pergunta na cabeça: os moços eram engraçadinhos???

Por, passada esta pergunta, só me apetece andar aos pulinhos e bater palmas... Boa! A braqui já está feita (enfim, falta ainda um bocadinho, mas... já está); a radio vai ser muito mais soft (vais poder comer umas coisitas de Natal...) e começa o Ano e tu estás recauchutada e fresquinha para viver o 2007 cheia de força.

Então, isto merece ou não muitos pulinhos e palminhas?!

Beijinhos Querida e tudo de bom.
De Carla a 14 de Dezembro de 2006 às 01:49
Manuela, por acaso um deles era bem giro, eheheh. Assim pude dispersar um pouco o pensamento :)) Já só faltam duas sessões de braqui e da próxima já não irei tão nervosa porque já sei como é. O teu positivismo é fenomenal! :)) E sim, acho que no Natal e Ano Novo vou poder petiscar sem medos. Um beijo muito grande :)
De Ana a 13 de Dezembro de 2006 às 16:02
Manuela, não podia concordar mais contigo. E a nossa menina é sempre a alegria de qualquer reunião de amigos! :-)
De Carla a 17 de Dezembro de 2006 às 17:26
Manita, sempre com um miminho! :)
De Silvia a 14 de Dezembro de 2006 às 09:53
Pfffff....vê lá se me disseste que os moços eram engraçados...invejosa...assim para a próxima acompanhava-te até à sala dos tratamentos para poder partilhar contigo tais regalos:))))
De Carla a 17 de Dezembro de 2006 às 17:27
Manocas, essa parte guardei-a para mim, eheheh! Por acaso esqueci-me de dizer, mas havia um mesmo muito giro :)
De Lara a 14 de Dezembro de 2006 às 10:18
Pois cá fiquei eu com umas tatuagens, fizeram-me umas pintinhas, talvez 6, há volta do sitio a irradiar, mas como já era tarde, quase 18horas, só hoje é que lá vou fazer o TAC, á tarde, na outra lá em baixo.
O meu tratamento começa a 21 e estão destinadas a serem feitas, 25 sessões.
Vamos lá ver como corre.
Ainda bem que estás mais animada, fico muito contente.
Beijocas grandes Lara
De Carla a 17 de Dezembro de 2006 às 17:29
A fazeres tb ao sábado, vai ser num instante, que bom! Fazes durante o dia? Eles dizem que as melhores horas é de manhãzinha cedo ou à noite, pois durante o dia recebem os acamados, etc, o que cria mais demoras. Se fizeres ao final do dia, vamos encontrar-nos de certeza :)) O dia 21 será o princípio do fim, Lara. Depois da rádio ficas livre, não é? Um beijo muito grande e que corra tudo muito bem.
De Lara a 22 de Dezembro de 2006 às 23:14
Feliz Natal Carla, para ti e familia.
Faço a radioterapia todos os dias, às 20h50.
Quem sabe um dia nos encontramos por lá.
beijocas grandes Lara
De Carla a 25 de Dezembro de 2006 às 04:14
Lara, o meu desejo é que no próximo Natal toda esta história de tratamentos faça parte do passado e que já estejas plenamente recuperada. Assim há-de ser :) O meu tratamento é todos os dias às 20h40, por isso vamos encontrar-nos de certeza. Na terça procuro-te :)) Um Natal muito feliz para todos quantos por aqui passam. Que haja sempre muitos motivos para sorrirmos. Um beijo enorme.
De Manuela a 25 de Dezembro de 2006 às 18:16
Carla,

Obrigada pelas tuas palavras no meu blog.

No Natal do ano passado, eu estava nas vésperas da minha primeira cirurgia.
Fui à Praça do Comércio ver a árvore gigante. Havia gente por todo o lado, a praça estava iluminada, músicas de Natal, castanhas a assar… Não te consigo explicar que senti. Disse para o meu marido: “ Ainda é cedo para me ir embora. Gosto de viver e tenho muitas coisas para fazer ainda. Ainda é cedo para ir…”.
Foi um momento mágico.
O que eu desejo a quem tem que enfrentar um problema que aparenta ser maior do que a própria pessoa, é que tenham o seu momento mágico e fiquem com a certeza de que nada é maior do que nós quando colocamos o nosso coração inteiro no que fazemos e sentimos.

Este ano o Natal e o fim do Ano assumem para mim um aspecto novo. É, sem dúvida, a celebração da Vida.

Beijinho


De Carla a 26 de Dezembro de 2006 às 01:06
Manuela, fico sempre emocionada quando te leio. Quando eu acordei da minha cirurgia e percebi que havia algo mais do que simples miomas, que teria que fazer quimio, só pensei: 'não é possível, isto não é justo. Agora que as dores iam acabar - em troca da perda da possibilidade de ser mãe um dia - e que ia ter alguma paz, afinal corro o risco de morrer?' Tive tanto medo... porque também quero muito viver e presenciar as conquistas dos meus amigos e da minha família. É curioso como de repente há dimensões que ganham novas formas. Vi-me ali, com 37 anos, eu que sempre tinha achado que viveria pelo menos até aos 70, a rezar para poder viver pelo menos mais 10 ou 15. E assim há-de ser. Pelo menos, vontade não me falta. Quando penso no livro cujo título diz 'Viver todos os dias cansa', penso: quem diz isto, nunca esteve à beira da morte com certeza. Porque o que menos me cansa é viver. Essa é a parte melhor. Que a tua vida seja longa e luminosa como a nossa árvore do Terreiro do Paço, Manuela. Um beijo muito grande.
De Manuela a 26 de Dezembro de 2006 às 10:29
Tchim... Tchim... Brindemos a isso: uma vida longa e luminosa!
De Lisa a 29 de Dezembro de 2006 às 05:31
Completamente rendida à vossa coragem e força, brindo convosco, com toda a minha energia positiva e meu amor por ti, Carlinha ! Que brindemos por muitos e muitos anos à vida! à nossa vida! Um beijo com xi apertadinho!
A todos/as que por aqui dão um saltinhos e que estão em horitas menos boas, desejo que tudo passe o mais rápido possível e que o próximo Natal seja o 1º dos melhores que virão!!!
De Carla a 30 de Dezembro de 2006 às 13:50
Emmicas, sempre tão doce :))) Obrigada pelos teus votos. Assim há-de ser! Que 2007 te seja fértil em sorrisos, amiga do trevo. Um beijo grande :)
De (M)Ana a 29 de Dezembro de 2006 às 17:12
O que desejo a todas as pessoas que aqui passam e que estão a enfrentar esse bicho maldito, é que para o ano estejam todas boas e a brindar à muita vida que ainda têm pela frente. A vossa força e coragem são inspiradoras, acreditem! Um beijo para todas vocês, com os desejos sinceros de uma plena recuperação! Um beijo especial para a minha manita, que me tem mostrado e ensinado tanto! Feliz Ano Novo!
De Carla a 30 de Dezembro de 2006 às 13:51
Obrigada, manita querida. Com a partilha, enriquecemos todos. E sabe tão bem! Um beijo enorme e que 2007 te abra muitas janelas :)))
De Manuela a 30 de Dezembro de 2006 às 19:05
Olá Amigas,

Deixo ficar aqui um beijinho para todas as que passam por este blog e assim partilham o que vivem e espalham o carinho que aprenderam a multiplicar.

Para a dona deste blog, a Carlinha, um mimo muito especial e o meu grande agradecimento pelas palavras doces que ela tem sempre para mim.

Um 2007 cheio de saúde, com a cura aí mesmo, mesmo o estender da mão.

Comentar post

.pesquisar

 

.posts recentes

. Para a Teresa, para todos...

. Nicha

. Energias positivas

. Parabéns, Ruizinho!

. TVI domingo à noite

. Junho

. Ser feliz é ter asas e sa...

. Saudade

. Assim vai a vida

. Parabéns, Tilinha!

.arquivos

. Dezembro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Setembro 2006

.Gigi

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds