Sábado, 14 de Abril de 2007

A dureza da verdade

“Não acreditava que um dia destes chegasse. E agora, Março de 2007, veio com a brutalidade de uma explosão no peito. Não imaginava que fosse assim, tão doloroso e, ao mesmo tempo, tão pouco digno como a velhice e a decadência. Tão reles. O olhar de pena dos outros, palavras de esperança em que não têm fé.
(...)
Suceda o que suceder, uma coisa tenho por certa: isto alterou, de cabo a rabo, a minha vida. Ignoro em que sentido, ignoro como. Sei que alterou. Santa Maria. O que farei daqui para a frente, se existir daqui para a frente?
(...)
o cancro ratando ratando, injusto, teimoso, cego. Mói e mata. Mata. Mata. Mata. Mata. Levou-me tantas das pessoas que mais queria. E eu, já agora, quero-me? Sim. Não. Sim. Não – sim. Por enquanto meço o meu espanto, à medida que nas árvores da cerca uns pardais fazem ninho. A primavera mal começou e eles truca, ninho. Obrigado, Senhor, por haver futuro para alguém.”
 
António Lobo Antunes soube dizer, como só ele sabe, o que sentimos quando nos dizem que temos cancro. Quando de repente nos apercebemos com mais crueza de como a vida é frágil. Como é injusto que o corpo nos pregue uma partida quando a mente ainda quer viajar tanto. E o medo que se instala, a dúvida que nos faz vacilar, a ponto de já nem sabermos se queremos ir em frente, tal é o receio da decadência.
 
Há que suavizar a dor e o medo, seja de que forma for. Com coragem. Mas antes é preciso encarar esta dureza de frente. E chorar antes de levantar de novo a cabeça. Tenho conhecido pessoas maravilhosas que levantaram a cabeça e que são a prova de que é possível ganhar. Obrigada a todas.
 
Um beijo muito grande para quem trava esta batalha. Anixinha e Cláudia, a Primavera está à vossa espera!
publicado por carla às 22:22
link do post | comentar | favorito
21 comentários:
De Perola & Granito a 14 de Abril de 2007 às 22:46
bom fim de semana
De Ana Mafalda a 18 de Abril de 2007 às 21:40
Bem hajas bichinho da conta pelo teu testemunho! Hoje encontrei aqui um pouco de alento que tanto preciso... Como poderemos nós pensar em coragem quando nos negam um tratamento atempado, sabendo que o "bichinho" nos corroi a cada dia que passa? desde o dia 16 de Março que me foi diagnosticado cancro da mama e ainda nada foi feito para o debelar. E aqui estou eu á espera de vaga para poder fazer quimioterapia porque o tamanho do bichinho não permite que se faça mastectomia...
De Carla a 18 de Abril de 2007 às 23:02
Ana, um dos meus médicos disse-me no início de Março que tinha sifo decidido que a partir de meados do mês acabavam os tratamentos no privado, pois ficavam muito caros. Ou seja, a radioterapia, que fiz na clínica quadrantes, passa a ser feita no IPO... a clínica de repente ficou às moscas e o IPO imagino que não consiga dar conta do recado pois infelizmente há muita gente para fazer tratamento. O meu mail é carla.pedro@gmail.com se precisares de algum esclarecimento. Isso que me contaste é de bradar aos céus e até me arrepiou. Todos sabemos que o factor tempo é muito importante. Não sei quem poderá ajudar-te, mas faz valer os teus direitos, precisas de tratamento. Estou aqui para o que puder ser-te útil e tens do lado direito links com algumas amigas do peito... que partilham ou partilharam do mesmo problema que agora te afecta. É importante saber que não estamos sós nesta luta. Um beijo cheio de carinho para ti. / Pérola, obrigada, espero que o teu também tenha sido bom :) Beijos a ambas.
De Silvia a 19 de Abril de 2007 às 15:09
:(( Infelizmente é o nosso Portugal, cada vez isto está pior para quem está doente. Também me arrepiei com a história da Ana. Quem não tem dinheiro para fazer no privado tem que "ficar à espera". Isto não se faz, uma doença oncológica não pode esperar!!! E a minha irmã(autora deste blog) é o caso disso.
Força para todas aquelas que ainda travam a luta contra o bichinho
De Anixinh@ a 20 de Abril de 2007 às 11:33
Carla , é maravilhoso o que escreveste e tão verdade, infelizmente o cancro não escolhe idades pessoas, ele vem e pronto , mas nós estamos cá para o travar não é , e tu es prova disso , conseguiste ganhar a tua batalha , és uma grande mulher, assim como todas as que travaram a mesma batalha e ganharam, e eu tenho fé que eu e a Claudia tbem vamos conseguir, obrigada amiga,
ADORO TE .....:)))*******beijinhos


Ana , a tua história comove me , e não consigo entender, o nosso portugal vai de mal a pior, só quem tem dinheiro é que se safa...
Mas Ana não desanimes , cai em cima deles preciona os , sei lá mas não desistas , e sempre que precisares nós estamos aqui para ajudar no que for preciso, beijinhos

Anixinh@
De Ana Mafalda a 23 de Abril de 2007 às 09:54
Obrigada Carla , Silvia e Anixinha, pelas palavras amigas. Depois de uma luta que parece não ter fim acho que consegui antecipar a data dos meus tratamentos. Vamos ver... Vou dando noticias. Um beijinho muito, muito grande a todas.
De ana mafalda a 23 de Abril de 2007 às 20:50
Não podia deixar de vir dizer-vos que consegui a quimio para amanhã. Estou muito contente por finalmente começar a travar esta batalha.
Beijinhos e obrigada pelo apoio.
De Carla a 23 de Abril de 2007 às 23:23
Ana, fico muito feliz com as novidades que trazes! O importante é começar os tratamentos. Há-de tudo correr bem, acredita nisso. Que tudo te seja o mais suave possível amanhã. Um beijo cheio de carinho para ti, para a minha manocas e para a Anixinha.
De Anixinha a 25 de Abril de 2007 às 09:34
Oi Carlinha
Obrigada pelo teu beijinho , espero que tenhas um optimo feriado , e um resto semana maravilhoso , um beijão:)) PARA ti amiga ****
beijinhossssssssssssssss...

Ana Mafalda
poer esta altura já fiseste o tratamento de quimo , espero que tudo tenha corrido bem , se precisares de alguma coisa , não hesites em nos procurar , estamos sempre aqui para te ajudar no que for preciso , eu tbem já deixei um coment para ti no blog da manuela , e se quiseres tens um link neste blog ou da manuela para o meu , ( an1xinh4.blogspot.com)
e amiga força muita força e esperança para ti , td vai correr bem , beijinhos

Anixinha
De Ana Mafalda a 25 de Abril de 2007 às 14:55
Amiguinhas, Carla e Anixinha, estou muito contente fui fazer ontem de manhã a quimio e até este momento não tive qualquer sintoma desagradável. Mas temo que posso aparecer lá para amanhã ou depois, até lá fico a aguardar, a ver vamos. Como é que aconteceu convosco os sintomas foram imediatos? Beijinhos com muito carinho
De carla a 25 de Abril de 2007 às 16:11
Ana querida, no dia do tratamento e no dia seguinte eu andava bem (só tinha vermelhidão). Os sintomas começavam no 3º dia e arrastavam-se pelo 4º. Ao 5º dia começava a melhorar. Os piores eram mesmo a quarta e quinta-feira (eu fazia tratamento à segunda-feira). Doíam-me os músculos e os ossos. Às vezes sentia picadas por dentro dos tornozelos, era muito incómodo, mas a coisa boa é que dois dias depois estava óptima! E as coisas foram melhorando conforme os tratamentos foram avançando.

Não sei se é o nosso corpo que vai ganhando resistência (apesar de alguns valores enfraquecerem), mas o que me custou mais foi o primeiro. Espero que passes bem. Qualquer mau-estar que tenhas, pensa que vai passar depressa, não desanimes, está bem? Um beijo enorme, enorme!
De Anixinha a 26 de Abril de 2007 às 10:40
Anixinha

Ola Ana mafalda, fico feliz que o tratamento tenha corrido bem , eu tbem quando faço os tratamentos nos 2 dias a seguir fico bem ate venho trabalhar e td , os piores são mesmo do 3º ao 5º dia , é assim eu enjoos nunca tive o que tenho mesmo , é a dores musculares e osseas e tbem as tais picadas ao longo do corpo , e é como a Carla diz o 1º tratamento é o que custa mais , dps os restantes tornam se menos agressivos, já te disseram se vais ou não perder o cabelo? Olha amiga que td te corra pelo melhor e vai dando noticias okey?
beijinhos grandes*******
Anixinha
De Carla a 27 de Abril de 2007 às 00:31
Ana Mafalda, respira fundo... está quase a passar. Não vou cá estar até domingo, mas assim que regresse venho a correr aqui ver se deste notícias. Um beijo muito grande e força.
De Ana Mafalda a 27 de Abril de 2007 às 19:15
Amigas,
Hoje é o 3º dia e tal como vos aconteceu (ainda bem que me disseram porque eu desconhecia este sintoma) tenho tido dores nos ossos e nos músculos mas graças às massagens da minha mãe (com álcool) tenho sentido muito alívio. De qualquer forma, amanhã já deve ser melhor.
Beijocas para todas
De Carla a 30 de Abril de 2007 às 22:50
Ana Mafalda, por esta altura já deves estar a sentir-te melhor. Ainda bem que as massagens te aliviaram. Um já está, pensa assim e vai saber-te bem sentires que esse desconforto foi em prol de um bem maior, que é dar cabo desse bichinho. Espero que esteja tudo a correr bem. Um beijo muito grande :)
De Manuela a 30 de Abril de 2007 às 16:19
Carla,

Que belo texto! Com a verdade dolorosa e arrepiante, mas com a esperança e a alegria de quem luta. No fundo, essa é a nossa mistura, não é?

Ana Mafalda, como vão as coisas?

Beijinhos grandes para todas
De Carla a 30 de Abril de 2007 às 22:51
É verdade, Manuela. Por mais que haja algum desalento - pelo menos inicialmente -, o certo é que a vontade de lutar leva a melhor. Damos conta que temos um instinto de sobrevivência apuradíssimo e que desconhecíamos. Um beijo muito grande a uma vencedora que para mim é um exemplo: tu :)

Comentar post

.pesquisar

 

.posts recentes

. Para a Teresa, para todos...

. Nicha

. Energias positivas

. Parabéns, Ruizinho!

. TVI domingo à noite

. Junho

. Ser feliz é ter asas e sa...

. Saudade

. Assim vai a vida

. Parabéns, Tilinha!

.arquivos

. Dezembro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Setembro 2006

.Gigi

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds