Quinta-feira, 23 de Abril de 2009

“O que acontece quando uma ilustradora citadina, louca por sapatos, obcecada por batom, apreciadora de uma boa pinga, doida por massas, fanática por moda, solteirona prestes a casar-se e com uma vida fabulosa descobre... um caroço no peito?
Eis o mote para estas impressionantes, divertidas e tocantes memórias em banda desenhada. De uma forma brilhante e com um sentido de humor excepcional, Marisa Acocella Marchetto conta a história da luta que empreendeu durante onze meses contra o cancro da mama - desde o diagnóstico até à cura, passando por todas as duras fases intermédias.
Mas Cancer Vixen conta-nos muito mais do que como sobreviver a uma doença. É o retrato da vida de uma mulher que não pára um minuto, e de uma maravilhosa história de amor. Marisa, que se descreve como «solteirona convicta», encontra o seu Príncipe Encantado em Silvano, o dono do Da Silvano, um restaurante chique da baixa Nova Iorquina. Três semanas antes do casamento, recebe o diagnóstico. As dúvidas assaltam-na: como reagirá ele à notícia? Como irá o meu mundo mudar? Será que vou sobreviver? E... o que vai acontecer ao meu cabelo?
Desde os atribulados almoços da revista New Yorker até às vedetas sempre presentes no restaurante de Silvano, passando pelos coloridos sapatos de salto alto que Marisa leva para a quimioterapia, Cancer Vixen prima pela originalidade. A força e a coragem de Marisa são uma fonte de inspiração.
Informação sobre a autora
Nasceu em Nova Jérsia e começou a estudar desenho com apenas 4 anos de idade. Aos 18 anos já estava a estudar nas Belas-Artes, em Nova Iorque. Depois, trabalhou em agências de publicidade e, em 1991, tornou-se ilustradora de diversas revistas. Quando lhe foi diagnosticado cancro da mama, foi a chefe de redacção da «Glamour» americana que lhe propôs contar a sua história em banda desenhada. Este livro já foi publicado em diversos países. Hoje em dia, a sua associação The Cancer Vixen Fund, ajuda mulheres americanas com cancro da mama e que não têm seguro de saúde para fazer face às despesas. Actualmente, vive em Nova Iorque, tem 46 anos e é ilustradora das revistas The New Yorker e Glamour. O seu trabalho foi publicado no New York Times e na Modern Bride, entre outros. Também é autora de Just who the hell is she, anyway?”
(In ‘Mediabooks’)
Um colega meu mostrou-me este livro e eu não conseguia parar de o folhear! Apesar de o cancro ser uma doença que nada tem de divertida, a história está exposta de uma maneira tal que nalgumas cenas até sorri com a forma como a autora ilustra medos, exames ou até conversas com os Amigos Para Sempre (APS). A ilustração de como se processa uma mamografia é de dar uma gargalhada! Aconselho vivamente!
Ah! Na capa traz preso, com um alfinete, o lacinho cor-de-rosa do símbolo de luta contra o cancro da mama.
Quem quiser ver alguns capítulos, no link que coloco a seguir dá para espreitar. É só ir clicando em ‘página seguinte’.
(Cancer Vixen - Malvado Cancro)
Boas leituras!
De
loulou a 23 de Abril de 2009 às 09:37
louca por sapatos, apreciadora de uma boa pinga, doida por massas, fanática por moda, solteirona prestes a casar-se e com uma vida fabulosa descobre... um caroço no peito?!
Isto faz-me lembrar alguém :)
Fiquei super curiosa sobre o livro, minha querida. Obrigada pela dica.
Beijocas grandes
De Nela a 23 de Abril de 2009 às 10:08
Hum... Já vi que há na Fnac. Vou comprar. Obrigada pela dica. Jinhos
De IsaLenca a 23 de Abril de 2009 às 10:12
Também fiquei curiosa e pela forma como está apresentado parece ser óptimo para oferecer a adolescentes - hoje, Dia Mundial do Livro, vou seguir o mote e tentar oferece-lo à minha filhota (assim conseguirei lê-lo também).
Bjs
De (M)Ana a 23 de Abril de 2009 às 15:55
Ora lá está um livro que adorava traduzir (e fazia-o em prazo! eheh)
Obrigada pela dica, manita!
Um beijinho! (vou ver se arranjo esse livro! fiquei super curiosa!)
De C. a 23 de Abril de 2009 às 21:45
Que bom Carla vou ver se o consigo, para oferecer a alguém muito especial.
Um beijo grande para ti,
Carmen.
De
São a 23 de Abril de 2009 às 22:10
Vai ser a minha próxima prenda a mim.
Beijo
De Cris VIC a 24 de Abril de 2009 às 17:32
Não tinha ouvido falar. Rico blog, o teu!
Bjs
De lina a 24 de Abril de 2009 às 23:55
Beijinhos e bom fim de semana
De Liliana a 26 de Abril de 2009 às 01:16
Obrigado Carlinha, de facto adorei aquilo que vi no link que mandaste. Vou mandar vir um para mim. é uma forma extraordinária de abordar este tema e de "educar" muita gente.
Já tou cheia de saudadinhas vossas...:(
Beijinhos
De Anónimo a 17 de Junho de 2009 às 14:51
Apesar de ser baseado na experiência que a própria autora viveu relativamente ao cancro da mama, aconselho a todos os que se interessam, independentemente dos motivos, homens ou mulheres, a leitura. É uma aprendizagem para uns um recordar para outros(as)...
Comentar post