Segunda-feira, 27 de Novembro de 2006

Radioterapia e Braquiterapia

Como já fiz seis sessões de quimio, chegou a vez de ir fazer radioterapia e braquiterapia. Só depois é que faço as quatro sessões de quimio que faltam. Na sexta-feira, 17 de Novembro, fui à Clínica em Carnaxide onde farei os tratamentos, e tive consulta com o meu médico de radioterapia. Explicou-me que como tive focos em vários sítios, terei que ser irradiada numa zona grande, o que me irá apanhar os intestinos e afectar-me a flora intestinal. Falou-me de mais alguns efeitos secundários, como os enjoos e vómitos, e já estou com a medicação adequada em mãos para tomar se for necessário. Muito creme biafine na região onde for irradiada, bem como nas costas. Comida grelhada e cozida. E bom... quanto ao resto só vendo com o tempo. Serão 30 sessões, repartidas por cerca de sete semanas, de segunda a sexta-feira.
 
Depois da consulta, fui a uma sala tirar uma radiografia e fizeram-me uns traços com uns marcadores, nem percebi bem para que era. Depois deram-me umas injecções subcutâneas com tinta e segui para outra clínica ali perto, onde fui fazer uma TAC. Muito diferente das TAC normais, felizmente! Não tinha que estar em jejum nem levei contraste. Depois percebi que os infra-vermelhos detectavam a tinta que me tinham injectado, até me ajeitaram para apanharem bem esses pontos. Senti-me um bocado E.T. e até me deu vontade de rir.
 
Entre os tratamentos de radio, terei três sessões de braquiterapia. Na quarta-feira, 22 de Novembro, fui conhecer a minha médica nessa mesma clínica. É a única médica ginecologista no país que faz este tipo de tratamentos. Sinceramente, conforme ia ouvindo aquilo que me esperava, aumentava a minha vontade de fugir. Não vou explicar aqui, para não entrar em pormenores menos próprios, mas se alguém que vá fazer braquiterapia aqui passar e quiser saber melhor como é, esteja à vontade para me enviar um mail para carla.pedro@gmail.com. Essencialmente, a braquiterapia consiste em radioterapia interna, pois as radiações entram em contacto directo com o nosso organismo. Como este tipo de cancro reincide frequentemente no local onde está a cicatriz da operação (cúpula vaginal), a braqui tem-se revelado bastante eficiente no combate a essa reincidência. Além do que me foi explicado pela médica, também andei a ler umas coisas e uma vez mais vi que o cansaço é um dos grandes papões destes tipos de tratamentos. Digo papões porque gostava de continuar a trabalhar, mas fui avisada que posso ter que parar conforme os tratamentos avançarem pois o corpo começa a ressentir-se com tudo isto. Também li que há quem perca o paladar e o apetite, mas a outras pessoas isso não acontece. Mas o mais aborrecido é que os efeitos normalmente mantêm-se durante algumas semanas depois de terminado o tratamento.
 
Claro que isto depende do organismo, da zona onde é feito o tratamento e de mais alguns pormenores. Por isso cá espero... Na segunda-feira vou fazer as marcações no corpo (vou andar toda pintada com uma tinta que não sai durante algumas semanas) e na terça-feira começo a radioterapia.
 
Entretanto, descobri três blogs sobre cancro da mama, onde se fala também de quimioterapia e radioterapia. Todos eles têm casos descritos na primeira pessoa que podem ajudar muito quem precise de mais informações sobre os tratamentos. Aqui estão:
 
http://maisumbocadinho.blogspot.com
 
http://graozinhosdeareia.blogspot.com
 
http://www.superglamorosas.blogspot.com
 
Assim que tenha mais um tempinho, coloco aqui uns links que explicam melhor estes tipos de tratamentos. Até lá, as melhoras para todas e todos aqueles que lutam para vencer os seus bichinhos!
publicado por carla às 01:02
link do post | favorito
De Manuela a 27 de Novembro de 2006 às 17:21
Olá,

Sou eu novamente. Li todo o teu blog (posso tratar por tu?) e devo dizer que continuo a ficar emocionada por ver como lidamos com estas coisas... Também fiz a radioterapia na Quadrantes. Correu muito bem, mas estive sempre nervosa durante os tratamentos. Não custa nada, é rápido e não é doloroso, mas as máquinas têm aspecto de filme de ficção científica! Andei cansada, o apetite reduziu, a pele queimou (foi radio externa), mas aquilo que parecia eterno, acabou...
Eu não sei quanto tempo vou viver, não sei se o cancro foi erradicado ou não (ele é um pouco matreiro), mas o poder de viver no agora é incomensurável!

Muitos beijinhos, recebe um carinho muito especial de quem percebe o que estás a viver como se fosse na minha própria pele. E isso torna-nos irmãs eternas
De Carla a 27 de Novembro de 2006 às 23:25
Manuela, fiquei emocionada ao ler-te, assim como me emociono quando leio a São, porque quem passa por isto sabe perfeitamente bem o que os outros na mesma situação estão a sentir. Cada pequena coisa é uma conquista. E somos irmãs eternas, podes crer! :) Adorei conhecer o teu blog, até o estive a mostrar à minha irmã, especialmente aquele post sobre radioterapia, porque começo amanhã e queria saber tudo o que pudesse. Não fazia ideia que não devia usar creme antes da sessão, foi-me muito útil ler isso também.

Não sabemos se e quando isto pode reaparecer, mas sabemos que temos força suficiente para encarar tudo de frente. Eu nunca pensei ser capaz. Aliás, nunca pensei vir a ter um problema destes. Mas é assim que nos tornamos mais fortes, que percebemos que temos energias que desconhecíamos. Desejo que tudo te corra muito bem e que essa sombra nunca mais surja na tua vida. Nem na tua, São querida. Lembrei-me logo de ti quando me alertaram para o cansaço. O meu médico disse-me para usar Biafine, a tal pomada que usei a seguir à operação. Mas também gostava de saber o nome desse creme que tanto te aliviou.

Um beijo enorme às minhas duas irmãs eternas e à minha mana de sangue.
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.pesquisar

 

.posts recentes

. Para a Teresa, para todos...

. Nicha

. Energias positivas

. Parabéns, Ruizinho!

. TVI domingo à noite

. Junho

. Ser feliz é ter asas e sa...

. Saudade

. Assim vai a vida

. Parabéns, Tilinha!

.arquivos

. Dezembro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Setembro 2006

.Gigi

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds